Homens são imperfeitos e continuarão assim por longo tempo. É preciso fortalecer e preservar instituições. Regime democrático de Direito é regime de leis e não de homens. Estes passam, aquelas devem permanecer.

Dineu de Paula, juiz federal

Como será o movimento no Dia da Independência?

Achei interessante haver, na porta da Cooperativa dos plantadores e fornecedores de cana, a Canacap, um convite para os associados participarem de carreata.

Será que somente mudando os homens que estão no poder melhorará? Ou serão apenas outros com os mesmos defeitos a assumir o poder?

É a pergunta que não quer calar.

Sabemos que os homens públicos, sejam profissionais, funcionários concursados e indicados, ou políticos, são pessoas que saem de nossas casas, de nossas ruas e bairros, de nossa cidade, e enquanto não houvermos modificado nossa maneira de pensar e agir, de acordo com a ética e a moral, eles continuarão a ser os mesmos, com seus interesses mesquinhos e egoístas, ainda pensando em levar vantagem.

Vejam só: Cabral (ex-governador do Rio) tem mais de 200 anos de condenação; o ex-presidente Temer foi preso e solto, respondendo em liberdade; o ex-presidente Lula foi preso e condenado, mas, por uma interpretação de áudios de hackers e com o apoio dos seus indicados no STF, está livre (temporariamente, até novos procedimentos e julgamentos), e desfrutando das gordas benesses que foram instituídas para os que foram políticos na Câmara, no Senado e na Presidência.

É necessário educar e conscientizar o homem sobre suas realizações. Porque a vida é um canteiro de semeadura espiritual, e agora ou no futuro todos vão colher o que estão semeando e cultivando. Deus nos inspire a seguir no caminho do bem, do justo, do amor e da caridade, sempre.

Lembrando que o homem melhorado moral e espiritualmente será mais humilde, menos egoísta, mais humano e sensível e participará e apoiará a legislação justa e digna para todos. O líder Martin Luther King Júnior disse: “Nunca se esqueça de que tudo o que Hitler fez na Alemanha era legal”. (2)

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo, diretor da Editora EME

1) Dineu de Paula, juiz federal em Curitiba-PR.

2) Martin Luther King Júnior, advogado, pastor batista e ativista político norte-estadunidense.